O ácido úrico é um subproduto que o corpo gera após metabolizar as purinas , elementos presentes em alguns alimentos. Geralmente é descartado com urina, mas se acumular pode formar cristais nas articulações e produzir inflamações dolorosas. Aqui as causas, sintomas, conseqüências e recomendações dietéticas para quem tem alto ácido úrico são tratados.
Causas de alto ácido úrico
Também chamado de hiperuricemia, altos níveis de ácido úrico podem ter várias causas. Entre eles está o uso de alguns medicamentos e o surgimento de algumas doenças. No entanto, as causas mais comuns são as seguintes.
Problemas com o fígado ou rins
Grande parte do ácido úrico é gerado pelo fígado e pelos rins. Qualquer disfunção desses órgãos pode aumentar os níveis desse composto. Além disso, os rins também são responsáveis por sua eliminação através da urina, portanto, algum problema com esse órgão pode elevar simultaneamente seus níveis e impedir sua eliminação.
Maus hábitos alimentares
O consumo de alimentos ricos em purinas tem relação direta com a quantidade de ácido úrico no organismo. Entre eles estão frutos do mar, carnes vermelhas e processadas, vísceras de mamíferos e aves, peixes azuis e vegetais, como legumes, cogumelos e espinafre, entre outros. Bebidas alcoólicas, com cafeína, alimentos desidratados e açúcar adicionado também aumentam o ácido úrico.
Obesidade e excesso de peso
Quando o corpo aumenta seu volume e peso, complicações de saúde podem surgir, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Essas condições podem aumentar o nível de ácido úrico e diminuir a capacidade do corpo de descartá-lo.
Sintomas de alto ácido úrico
Embora os sintomas nem sempre se manifestem, existem alguns sinais que podem indicar níveis perigosamente altos de ácido úrico. Se você tiver uma combinação de vários desses sintomas, provavelmente deve consultar um médico. Abaixo estão alguns dos sintomas mais comuns de níveis elevados deste ácido.
- Inflamação das articulações, especialmente nas mãos, joelhos e pés.
- Dor nas articulações, especialmente nos joelhos e dedos grandes.
- Nódulos nas articulações.
- Pedras no rim.
- Calafrios, taquicardia e fadiga.
- Febre
- Dificuldade em urinar
Consequências do alto ácido úrico
Altos níveis de ácido úrico são considerados mais de 6 mg / dl em mulheres e 7,5 mg / dl em homens . Se valores como estes ou maiores forem prolongados ao longo do tempo, doenças e problemas de saúde associados ao ácido úrico começarão a aparecer.
Entre eles estão pedras ou pedras nos rins, uma condição chamada nefrolitíase, principalmente nos rins e no trato urinário. Também gota doença , uma condição crônica causada pelos cristais nas articulações que podem danificá-los permanentemente. Além disso, o ácido úrico pode causar doenças renais, doenças renais que limitam a capacidade dos rins de filtrar as toxinas do sangue.
Alimentação para ácido úrico
Para controlar a concentração de ácido úrico, é aconselhável cuidar da comida. Além de evitar os alimentos já descritos na seção sobre causas, você deve aumentar a ingestão de outros que contribuem para sua eliminação. Entre eles estão cebola, maçã, alcachofra, abóbora, cenoura, amido de aipo, legumes, frutas cítricas, cereais e alimentos ricos em fibras.
Consumir frango moderadamente também ajudará a controlar o ácido úrico, assim como o aumento da ingestão de água. Os alimentos processados devem ser completamente evitados durante as crises de ácido úrico, especialmente os enlatados que contêm conservantes, corantes e outros produtos químicos. Há também infusões para diminuir este ácido e remédios caseiros para remover seus cristais .
Finalmente, deixamos um vídeo de Frank Suárez sobre soluções para o problema do ácido úrico alto: